NOVO DICIONÁRIO ONLINE DE PEDAGOGIA

NOVO DICIONÁRIO ONLINE DE PEDAGÓGIA

Todos nós Educadores, Pedagogos, Psicopedagogos, nos deparamos com alguns termos na área da Educação, que por diversas vezes nos leva a pararmos nossas mediações (aulas, planejamentos, discussões, etc.) para procurarmos seus significados, colocação na frase, disposição no contexto e se realmente o termo existe ou inexiste. Em nossas atividades docentes, pedagógicas e psicopedagógicas os termos e significados estão em constante evolução, aprimoramento e criação. Sendo assim é normal sermos questionados em nossas atividades, por expressões técnicas e vocábulos afins. E nesse compasso, estaremos identificando alguns termos e expressões que nos ajudem em nossas atividades.   Claro que não se vai esperar, uma grande batelada de significados, para isso existe os dicionários, os compêndios e os alfarrábios existentes sobre o tema pedagogia e didática. Ficaremos no que realmente faz mister em nossas atividades educacionais. Como estarei colocando os termos de acordo com pesquisas a serem realizadas e, necessidades prementes, não terei como organizar em ordem alfabética, sendo assim, estarei utilizando a datação para que se encontrem os termos e seus significados. Por exemplo: um termo que se inicia com a letra A estará na data 26/11/2011; um termo que se inicia com a letra B estará na data 27/11/2011 e, assim sucessivamente. Espero que este despretensioso NOVO DICIONÁRIO ONLINE DE PEDAGOGIA, feito com tamanha esperança de que preste conhecimento aos nossos inúmeros colegas educadores e técnicos da educação. E finalmente, espero que venham ajudas, críticas, informações e novas definições, já que este, não é um trabalho pronto e acabado. Pois tal qual a Educação, vive e alimenta-se de novos saberes e conhecimentos.

24/11/2011 – A

ACELERAÇÃO DE APRENDIZAGEM – Ação pedagógica que visa corrigir a distorção do fluxo escolar (defasagem entre a idade e a série que os educandos deveriam estar cursando). Quase sempre essa distorção encontra-se associada à repetência e à evasão escolar. A estratégia de solução do problema parte da ideia de que o nível de maturidade dos educandos permite uma abordagem mais rápida dos conteúdos para ajudar-lhes há recuperar o tempo perdido.  Sua finalidade é possibilitar aos sistemas públicos de ensino, estadual e municipal as necessárias condições para combater o fracasso escolar, evitando que o educando abandone a escola por repetência.

 ALFABETISMO – Que aprendeu rudimentos de leitura e escrita. Alguns autores brasileiros têm utilizado o neologismo letramento, com o mesmo sentido. Como Soares (1995), aqui é empregado alfabetismo, porque já dicionarizado e também por manter a mesma raiz do termo alfabetização, relativo ao ato de ensinar ou disseminar o ensino da leitura e da escrita.

 

dicionário, dionárioonline, educação, educadores, pedagogia, pedagogos, psicopedagogos

quinta 24 novembro 2011 16:07



2 comentário(s)

  • Maria Dom 21 Jul 2013 22:06
    as crianças concretas não foram nem são sujeitos da gestação
    de seus lugares
  • raimundo nonato damascen mailto Dom 13 Jan 2013 15:59
    este texto me foi muito útil quando precisei em minha produção textual.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.167.144.4) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para educador

Precisa estar conectado para adicionar educador para os seus amigos

 
Criar um blog